Pular para o conteúdo principal

I GUERRA MUNDIAL-RESUMO

No começo do século XX, havia enorme tensão e rivalidade entre as grandes potências européias, como França, Inglaterra e Alemanha. Isso resultava em uma disputa por mercados e territórios em vários lugares do mundo.

Antes de 1914 teve origem a chamadapaz armada: como o clima era tenso, as potências deram início a uma corrida armamentista prevendo uma guerra.

Além da corrida armamentista, alguns países também deram início a formação de alianças militares. A Europa, em 1907, ficou dividida em dois grandes blocos:

* Tríplice Aliança – formada em 1882, era composta inicialmente pela Áustria, Alemanha e Itália.

* Tríplice Entente – formada em 1907, como uma forma de resposta a Tríplice Aliança, era composta inicialmente pela Rússia, Inglaterra e França.

Em 1915 a Itália passou para a Tríplice Entente devido a uma rivalidade particular em torno das Províncias Irredentas, em que a maioria da população era italiana, mas pertencia a Áustria.

Momentos de crise

Duas grandes crises contribuíram para o acirramento das rivalidades internacionais:

Crise balcânica: No ano de 1908, a Áustria anexou a Bósnia-Herzegovina, o que contrariava os interesses da Sérvia que era apoiada pela Rússia. A Sérvia pretendia incorporar aquelas regiões e criar a Grande Sérvia. Os movimentos nacionalistas reagiram violentamente contra a anexação da Bósnia-Herzegovina. Havia um choque entre o nacionalismo da Sérvia com o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha).

Crise de Marrocos: Entre 1905 e 1911, a França e a Alemanha quase entraram em guerra pelo controle de Marrocos. Para evitar uma possível guerra, a França cedeu aos alemães parte do Congo Francês em troca da posse de Marrocos.

Início da Primeira Guerra Mundial

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, e de sua esposa, na cidade de Sarajevo (Bósnia), em 1914 é considerado a causa imediata do início da Primeira Guerra Mundial. O assassino pertencia a uma organização secreta nacionalista da Sérvia, denominada Mão Negra, e que inclusive contava com o apoio do governo sérvio. A Áustria sabendo de tal apoio reagiu militarmente contra a Sérvia. Devido à política de alianças, outros países entraram na guerra.

Veja como ocorreu a sucessão de acontecimentos:

· 28 de julho: Áustria declara guerra à Sérvia

· 29 de julho: Devido a aliança com a Sérvia, a Rússia entra na guerra contra a Áustria e Alemanha.

· 1° de agosto: Alemanha declara guerra à Rússia, e posteriormente, à França.

· 4 de agosto: Com o intuito de atingir a França, os exércitos alemão e austríaco invadiram a Bélgica, que até então estava neutra no conflito.

· 5 de agosto: A invasão da Bélgica foi o pretexto para a Inglaterra entrar no conflito. Com a entrada das colônias britânicas, a guerra deixa de ser apenas européia, e se torna mundial.

Ainda em 1914, os japoneses declaram guerra aos alemães, pois tem interesse em territórios da Alemanha na China. A Turquia, devido aos ressentimentos com a Sérvia, entra na guerra ao lado da Tríplice Aliança. Nenhuma nação teve vitórias significativas sobre as outras em 1914. Houve um equilíbrio entre forças.

Já entre 1915 – 1917, a intensa movimentação de tropas deu lugar a uma guerra de trincheiras, onde cada lado visava garantir suas posições, evitando aproximações do rival.

Durante 1917 – 1918 houve a entrada de outros países no conflito. A marinha alemã afundou navios de nações que eram vistas como neutras, alegando que transportavam alimentos para os rivais. Esse foi o caso dos Estados Unidos, Panamá, Brasil, dentre outros. Houve dois destaques nessa fase: a entrada dos Estados Unidos na guerra e a saída dos exércitos da Rússia.

O fim da Primeira Guerra Mundial

O apoio fornecido pelos Estados Unidos aos seus aliados foi extremamente importante para a vitória da Entente e de seus aliados. Os recursos da Tríplice Aliança eram muito inferiores aos da Entente. No começo de 1918, as tropas da Alemanha ficaram isoladas e sem condição de sustentar o combate. No dia 11 de Novembro do mesmo ano, o governo alemão assinou um acordo de paz (armistício) em situação bastante desfavorável. Por exemplo, a Alemanha aceitava retirar todas as suas tropas de todos os territórios ocupados durante a guerra, devolver aos rivais materiais de guerra pesados e submarinos apreendidos e pagar indenizações pelos territórios ocupados.

O clima de patriotismo eufórico se tornou, em 1918, um clima generalizado de profunda desolação e desesperança.

Tratado de Versalhes

De todos os tratados impostos as nações derrotadas, o mais se destaca é o de Versalhes, que determina uma série de atrocidades a Alemanha. De acordo com o Tratado de Versalhes:

– A Alemanha é o único país responsável guerra.

– Perde as suas colônias para Inglaterra, França e Japão.

– Entrega todas as suas armas de guerra, de terra, mar e ar.

– Fica proibida de ter marinha ou aeronáutica. Sendo permitido apenas um pequeno exército constituído por voluntários.

– Paga uma indenização de aproximadamente 33 bilhões de dólares em dinheiro aos países vencedores.

Os alemães achavam as condições impostas pelo tratado injustas, humilhantes e vingativas. Anos mais tarde, essas imposições motivariam a volta do nacionalismo alemão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entradas, Bandeiras e Monções

A expressão Entradas , bandeiras e Monções é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo africanos. Ainda de maneira geral, considera-se que: as chamadas Entradas tinham a finalidade de expandir o território, eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal, ou seja, eram expedições organizadas pelo governo de Portugal. as Bandeiras foram iniciativas de particulares, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucro. Seus membros ficaram conhecidos como Bandeirantes. as Monções eram expedições fluviais paulistas que partiam de Porto Feliz, às margens do Rio Tietê, com destino às áreas de mineração em Mato Grosso, com a finalidade de abastecê-las . As canoas levavam mantimentos, ferramentas, armas, munições, t...

Geografia do Japão 🇯🇵

⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ Hoje trago a vocês um pouco sobre a geografia do nosso amado Japão. Sem mais enrolações... Vamos começar   \(•u•)/ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⊱『Sumário』⊰ ╭───────╯•╰───────╮ ➭ Localização ; ➭ Relevo; ➭ Onde o país se encontra?; ➭ Clima. ╰───────╮•╭───────╯ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⊱『Localização』⊰ ⚊✬✥✬⚊ O Japão esta localizado no extremo oriente, o país é conhecido como “terra do sol nascente”. Seu território é constituído por um arquipélago de relevo acidentado (cheio de montanhas, buracos, etc). O arquipélago (coletivo de ilhas) japonês é formado por 4 importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de possuir mais milhares de pequenas ilhas. ⚊✬✥✬⚊ ⚊✬✥✬⚊ O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização Geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico. O país ocupa uma área de 372.000 km², nos quais existem aproximadamente 127,1 milhões de habitantes. Desse total a maioria encontra-se...

Resumo Guerra do Ópio

A China era um Império antigo e grandioso. Desde a Idade Média os europeus sonhavam em se aproximar dos chineses, mas pouca coisa obtinham. O governo central chinês, ligado à dinastia Manchu, praticamente fechavam as portas ao comércio com o Ocidente. Orgulhosos, desdenhavam dos produtos europeus. No século XIX os ingleses começaram a produzir o Ópio, mercadoria que teve muita aceitação na China. A droga, consumida por todas as classes sociais tinha efeitos devastadores: Vício, doença e indigência. Preocupado, o governo chinês pede ao trono inglês para parar com a venda dessa substância tão nociva. Ignorado esse pedido, o governo chinês reagiu, proibindo a entrada desse produto na cidade de Cantão, queimaram-se vinte mil caixas da droga. Os ingleses ficaram indignados. Início da Guerra do Ópio – (1839 – 1842) Os britânicos tinham que defender o direito de lucr...