Pular para o conteúdo principal

Política ao redor do mundo

História e geografia também fazem parte do aspecto cultural de uma nação, cada nação tem seu próprio sistema político, alguns aspectos são semelhantes e outros totalmente diferente do que conhecemos. 
Como boa curiosa que sou resolvi fazer uma série mostrando a política de diferentes nações que será publicada todo sábado nas próximas semanas. 
Não esqueçam de seguir o blog e ativar as notificações que assim vocês poderão acompanhar tudinho. 
Sem mais enrolação vamos começar a série com um local que,  como uma boa otaku,  gosto muito: A terra do sol nascente! Japão 🇯🇵 

Política no Japão 🇯🇵 
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥

◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Hoje eu trago um assunto mais cultural, falar de algo muito importante para qualquer sociedade. Irei explicar como funciona o sistema político na terra do sol nascente.

Tópicos
*Introdução
*Conceito
*Politica Japonesa
*Três poderes
*Diplomacia
*Segurança Nacional
*Sociedade
*Conclusão
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Introdução
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Durante toda a história, os indivíduos começaram a se organizar em sociedade, quando isso ocorreu, eles tiveram que pensar em uma forma de convivência social para garantir uma paz.
Com o passar dos anos, esta sociedade começou a ter que pensar como melhorar esta condição, então, começou a surgir os primeiros sistemas organizacionais, estes hoje são conhecidos como “governos”. Em cada época foi se estabelecendo seu próprio sistema, desde a monarquia, até o atual democrático que domina a maior parte do mundo. E como o Japão se organiza?
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Conceito
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Antes de prosseguir, vamos descrever o que significa política. Bem, ela é uma ciência que visa a organização, direção e administração do Estado, a aplicação dela está aos assuntos internos e externos de uma nação. Dentro de nações democráticas, ela é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos através do voto.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Política e poder
Em geral, a política e o poder estão sempre unidos. O poder político é do homem sobre o outro homem.
Tem sido tradicionalmente definido como “consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem” (Hobbes) ou “conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados” (Russell). Existem diferentes formas de poder, sendo esses:
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Econômico: onde um grupo ou indivíduo tem bens materiais e que podem influenciar outros com eles.
Ideológico: onde alguém consegue influenciar outro com ideias/teses mudando seu comportamento.
Político: se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.
Basicamente esse é o conceito de política e os principais poderes que fazem parte de um governo.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Política Japonesa
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
O Japão está dividido em 8 regiões e 47 províncias, das quais 43 recebem a denominação KEN (províncias propriamente ditas), Tokyo recebe TO (prefeitura metropolitana), Osaka e Kyoto recebem FU (províncias urbanas) e Hokkaido (distrito).
Bom, o sistema político japonês é o democrático. O Estado atualmente é uma monarquia constitucional com um regime parlamentarista.
Todos os cidadãos adultos têm o direito ao voto e a concorrer às eleições nacionais e locais. Há seis grandes partidos políticos no Japão, o Partido Liberal Democrata esteve no poder por 55 anos, mas em 2009 a hegemonia foi quebrada, quando o Partido Democrático Japonês ganhou as eleições.
O chefe de Estado do Japão é o monarca dito Tenno, ou Imperador. De acordo com a constituição japonesa, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo.
Ele não possui quaisquer poderes governativos, sendo as suas funções essencialmente do foro cerimonial, quem tem a função governamental é o primeiro-ministro que de fato é o executivo do país.
Em outras palavras, no Brasil o presidente têm funções representativas e executivas ao mesmo tempo, no Japão as funções se dividem, outros exemplos de monarquia constitucional são: a Alemanha e a Inglaterra.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Três poderes
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Legislativo
O sistema politico é democrático, todos os adultos com mais de 20 anos podem votar, com 25 anos se candidatarem a Câmara de Deputados e com 30 anos para Câmara de Conselheiros.
A Dieta do Japão foi a primeira legislatura constituída na Ásia, o órgão é formado pela Câmara dos Representantes, com 512 cadeiras e a dos Conselheiros, com 252 cadeiras.
Único corpo legislativo no Japão e o órgão mais alto do poder do Estado. Suas sessões incluem as ordinárias (convocadas uma vez por ano e com duração de 150 dias)e as extraordinárias e especiais. A maior parte das leis do país precisam ser aprovadas pelas duas câmaras. Em determinados tipos de lei, caso as duas casas estejam em desacordo, vigora a decisão da Câmara dos Representantes.
Os representantes têm um tempo de mandato de 4 anos e os conselheiros de 6 anos.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Executivo
O gabinete do executivo é formado pelo primeiro-ministro, ele é escolhido pela Dieta. Os ministros de Estado devem ser civis e a maioria composta pela Dieta, eles comportam diversas pastas.
Existe também um Tribunal de Contas, independente constitucional responsável pelo exame das contas do Estado.
O país é dividido em 47 prefeituras, administradas a nível local pelos governos de prefeitura, de metrópole, de cidade e de aldeia.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Judiciário
O Judiciário é um poder independente dos outros dois poderes. Consiste na Suprema Corte (composta por um presidente designado pelo gabinete e nomeado pelo imperador e 14 magistrados nomeados pelo gabinete), oito superiores, uma cortes distritais em cada prefeitura, sumárias e de família.
Todos os juízes são independentes no exercício de sua consciência, limitados pela Constituição e pelas leis dela resultantes. Seus mandatos têm a duração de dez anos, mas podem ser reconduzidos.
Os processos e o julgamento devem ser declarados de modo público, a menos que esta publicidade seja considerada perigosa à ordem pública ou à moral, segundo decisão unânime da Corte.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Diplomacia Japonesa
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Relações exteriores: logo após a guerra, o Japão precisava refazer sua imagem, com isso estabeleceu a condição de colaborar com a paz e a solidariedade mundial, fez a reconstrução de laço com os Estados Unidos.
Sua relação econômica visa sempre com países do Pacífico, tendo uma relação muito íntima onde as empresas japonesas vêm se instalando neste polo.
O Japão procura contribuir para o desenvolvimento da economia mundial, estimulando a demanda interna, abrindo ainda mais os mercados japoneses e fomentando as importações. A base do seu sistema econômico é o sistema comercial livre e multilateral vital para o crescimento da economia mundial. Também seu progresso científico e tecnológico passou a exercer influência importante sobre o mundo.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Segurança Nacional
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Por sofrer com ataques nucleares na Segunda Guerra Mundial, o Japão estabeleceu a politica não armamento nuclear no âmbito internacional.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
A atual política de segurança do Japão está baseada:
a) Na manutenção da estreita aliança com os Estados Unidos fundamentada sobre o Tratado de Cooperação e Segurança Mútuas entre os dois países, em que é outorgado aos Estados Unidos o direito de usar instalações e áreas no Japão para a segurança deste país e do Extremo Oriente;
b) No aperfeiçoamento da capacidade e defesa própria do Japão, mantida pelas Forças de Autodefesa terrestre, marítima e aérea, questionadas no âmbito de sua extensão e capacidade restritas no Artigo 9 da Constituição;
c) E na diplomacia ativa para o fortalecimento da paz e da segurança do mundo.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Sociedade
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
O Japão possui um excelente IDH, devido suas politicas públicas.
Nutrição adequada e abundante, organizado sistema de saúde com hospitais, clínicas e centros médicos, educação sanitária nas escolas e um ótimo sistema educacional fazem a expectativa de vida ser elevada.
Em contrapartida, as famosas doenças modernas: Hipertensão, moléstias cardiovasculares e distúrbios psíquicos tornaram-se as principais causas de morte, junto com os acidentes de trânsito.
Os serviços de previdência social aperfeiçoaram-se notavelmente depois da Segunda Guerra Mundial e incluem pensões por doença, aposentadoria, viuvez e orfandade, desemprego e seguro de acidentes. Desde 1961, o sistema ampara todos os japoneses. Muitas instituições privadas proporcionam assistência complementar.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
A escassez de habitação, um dos principais problemas políticos e sociais do Japão, tem como causas:
(1) A destruição de setenta por cento das moradias nas principais cidades do país durante a Segunda Guerra Mundial.
(2) A constante elevação dos preços das residências nas grandes cidades.
(3) O uso generalizado da madeira como material de construção, que exige substituição mais frequente que o tijolo.
(4) A frequência de terremotos, tufões e inundações produzidas pelas chuvas.
(5) A tendência do governo a incentivar mais o crescimento industrial do que a construção de edifícios e casas.
(6) A elevação do nível de vida, que provocou o aumento da demanda por casas melhores e maiores. Antes da restauração Meiji, funcionavam diversas instituições educativas, muitas delas influenciadas pela cultura chinesa.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
O sistema educativo está organizado da seguinte maneira: os jardins de infância duram de um a três anos e são facultativos. A escola primária dura seis anos; a escola secundária três e o bacharelado superior (não obrigatório), outros três.
O ensino superior é ministrado em centros de ensino e universidades, em cursos de dois a quatro anos de duração. O doutorado exige três anos de especialização depois de obtido o título de graduação.
Existem ainda escolas técnicas, em cinco modalidades. O Japão é um dos poucos países do mundo que proporcionam educação completa e gratuita para toda a população. A administração do ensino é descentralizada e o Ministério da Educação desempenha papel de mero coordenador. A responsabilidade sobre orçamento, planos de estudo e supervisão compete às autoridades locais. Os sindicatos japoneses são relativamente recentes, pois embora as organizações operárias funcionassem antes da segunda guerra mundial, foi a partir da derrota que, por influência americana, se concedeu aos trabalhadores o direito de organização, de negociar com os patrões e declarar greves.
As questões trabalhistas no Japão, julgadas em função dos dias de trabalho perdidos, são mais facilmente resolvidas que em outros países industrializados, como Estados Unidos, Reino Unido ou Itália. Várias religiões coexistem no Japão, ainda que nenhuma delas tenha a grande quantidade de adeptos verificada em outros países da Ásia.
Destacam-se o xintoísmo, única religião de origem nipônica, várias seitas budistas e o cristianismo. Algumas crenças novas (shinko shukio) surgiram no século XX.
O xintoísmo, de caráter politeísta, elevou à categoria de deuses personagens histórica e elementos da natureza. Boa parte da população professa ao mesmo tempo o xintoísmo e o budismo. O cristianismo penetrou com as missões católicas do século XVI. Entre as novas religiões, cabe destacar a Soka Gakkai (Sociedade da Criação Valiosa), que constitui poderosa organização política.
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Conclusão
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥
Bom, o Japão é um país como qualquer outro isso de uma forma simplificada. Política goste ou não, é algo essencial para o mundo, o país é o que não pela forma que o governo administra, mas sim pelo povo, se uma nação é desonesta quem os governa também são, devemos pensar nos nossos deveres como cidadão e ser o mais honesto possível.
“Não existe sistema perfeito, pois quem comanda são homens imperfeitos"
◤━━━━━ ☆. ☪ .☆ ━━━━━◥

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entradas, Bandeiras e Monções

A expressão Entradas , bandeiras e Monções é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo africanos. Ainda de maneira geral, considera-se que: as chamadas Entradas tinham a finalidade de expandir o território, eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal, ou seja, eram expedições organizadas pelo governo de Portugal. as Bandeiras foram iniciativas de particulares, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucro. Seus membros ficaram conhecidos como Bandeirantes. as Monções eram expedições fluviais paulistas que partiam de Porto Feliz, às margens do Rio Tietê, com destino às áreas de mineração em Mato Grosso, com a finalidade de abastecê-las . As canoas levavam mantimentos, ferramentas, armas, munições, t...

Geografia do Japão 🇯🇵

⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ Hoje trago a vocês um pouco sobre a geografia do nosso amado Japão. Sem mais enrolações... Vamos começar   \(•u•)/ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⊱『Sumário』⊰ ╭───────╯•╰───────╮ ➭ Localização ; ➭ Relevo; ➭ Onde o país se encontra?; ➭ Clima. ╰───────╮•╭───────╯ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⊱『Localização』⊰ ⚊✬✥✬⚊ O Japão esta localizado no extremo oriente, o país é conhecido como “terra do sol nascente”. Seu território é constituído por um arquipélago de relevo acidentado (cheio de montanhas, buracos, etc). O arquipélago (coletivo de ilhas) japonês é formado por 4 importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de possuir mais milhares de pequenas ilhas. ⚊✬✥✬⚊ ⚊✬✥✬⚊ O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização Geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico. O país ocupa uma área de 372.000 km², nos quais existem aproximadamente 127,1 milhões de habitantes. Desse total a maioria encontra-se...

Resumo Guerra do Ópio

A China era um Império antigo e grandioso. Desde a Idade Média os europeus sonhavam em se aproximar dos chineses, mas pouca coisa obtinham. O governo central chinês, ligado à dinastia Manchu, praticamente fechavam as portas ao comércio com o Ocidente. Orgulhosos, desdenhavam dos produtos europeus. No século XIX os ingleses começaram a produzir o Ópio, mercadoria que teve muita aceitação na China. A droga, consumida por todas as classes sociais tinha efeitos devastadores: Vício, doença e indigência. Preocupado, o governo chinês pede ao trono inglês para parar com a venda dessa substância tão nociva. Ignorado esse pedido, o governo chinês reagiu, proibindo a entrada desse produto na cidade de Cantão, queimaram-se vinte mil caixas da droga. Os ingleses ficaram indignados. Início da Guerra do Ópio – (1839 – 1842) Os britânicos tinham que defender o direito de lucr...