Pular para o conteúdo principal

Mapa climático do Brasil.


v  Mapa climático do Brasil.
Equatorial
Ocorre na região Amazônica, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão e está sob ação da massa de ar equatorial continental – de ar quente e geralmente úmido. Suas principais características são temperaturas médias elevadas (25°C a 27°C); chuvas abundantes, com índices próximos de 2.0 m/ano, e bem distribuídas ao longo do ano; e reduzida amplitude térmica, não ultrapassando 3°C. No inverno, essa região pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "friagem", ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.
Tropical
Abrange todo Brasil central, a porção oriental do Maranhão, grande parte do Piauí e a porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais. Também é encontrado no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (de 18°C a 28°C), com amplitude térmica de (5°C a 7°C), e estações bem definidas – uma chuvosa e outra seca. Apresenta alto índice pluviométrico, em torno de 1.500 m/ano. A estação de chuva é o verão, quando a massa equatorial continental está sobre a região. No inverno, com o deslocamento dessa massa diminui a umidade e então ocorre a estação seca.
Tropical de altitude
É encontrado nas partes mais elevadas, entre 800m e 1000m, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange trechos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte do Paraná e o extremo sul de Mato Grosso do Sul. Sofre a influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão. Apresenta temperatura amena, entre 18°C e 22°C, e amplitude térmica anual entre 7°C e 9°C. No inverno, as geadas acontecem com certa frequência em virtude da ação das frentes frias originadas da massa polar atlântica.
 Estende-se pela faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao extremo leste de São Paulo. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. O clima é quente com variação de temperatura entre 18°C e 26°C e amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul.
Subtropical
Também pode ser classificado como temperado. É o clima das latitudes abaixo do trópico de Capricórnio: abrange o sul do estado de São Paulo, a maior parte do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o extremo sul de Mato Grosso do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média de 18°C e amplitude térmica anual elevada para padrões brasileiros, de cerca de 10°C. As chuvas variam dos 1000 m aos 2000 m/ano, e bem distribuídas anualmente. Há geadas com frequência e eventuais nevadas.
Em termos de temperatura, apresenta as quatro estações do ano relativamente bem marcadas. Os verões são quentes, na maior parte da Região Sul (Cfa, segundo a Classificação climática de Köppen-Geiger), enquanto os verões são amenos nas Serras Gaúcha e Catarinense, além do extremo sul do país, nas partes mais elevadas das Serras de Sudeste (caracterizado por Köppen como Cfb), com média anual de temperatura inferior aos 17°C. Os invernos são frescos (frios para os padrões brasileiros), com a ocorrência de geadas em toda a sua área de abrangência, havendo a ocorrência de neve nas partes mais elevadas da região. A neve ocorre com regularidade anual apenas acima dos 1.0 metros de altitude (constituindo uma pequena área entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina), sendo, nas áreas mais baixas, de ocorrência mais esporádica, não ocorrendo todos os anos.
Nos pontos mais altos do planalto, onde pode ocorrer a neve durante os dias de inverno, estão situadas as cidades mais frias do país: São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, as três com temperatura média anual de 13°C.
Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das Secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Sofre a influência da massa tropical atlântica que, ao chegar à região, já se apresenta com pouca umidade. Caracteriza-se por elevadas temperaturas (média de 27ºC) e chuvas escassas (em torno de 750 m/ano), irregulares e mal distribuídas durante o ano. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega no litoral norte de Região Nordeste e atinge o sertão, causando chuva intensa nos meses de fevereiro, março e abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entradas, Bandeiras e Monções

A expressão Entradas , bandeiras e Monções é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo africanos. Ainda de maneira geral, considera-se que: as chamadas Entradas tinham a finalidade de expandir o território, eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal, ou seja, eram expedições organizadas pelo governo de Portugal. as Bandeiras foram iniciativas de particulares, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucro. Seus membros ficaram conhecidos como Bandeirantes. as Monções eram expedições fluviais paulistas que partiam de Porto Feliz, às margens do Rio Tietê, com destino às áreas de mineração em Mato Grosso, com a finalidade de abastecê-las . As canoas levavam mantimentos, ferramentas, armas, munições, t...

Geografia do Japão 🇯🇵

⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ Hoje trago a vocês um pouco sobre a geografia do nosso amado Japão. Sem mais enrolações... Vamos começar   \(•u•)/ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⊱『Sumário』⊰ ╭───────╯•╰───────╮ ➭ Localização ; ➭ Relevo; ➭ Onde o país se encontra?; ➭ Clima. ╰───────╮•╭───────╯ ⚊⚊⚊⚊⚊⚊✬✥✬⚊⚊⚊⚊⚊⚊ ⊱『Localização』⊰ ⚊✬✥✬⚊ O Japão esta localizado no extremo oriente, o país é conhecido como “terra do sol nascente”. Seu território é constituído por um arquipélago de relevo acidentado (cheio de montanhas, buracos, etc). O arquipélago (coletivo de ilhas) japonês é formado por 4 importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de possuir mais milhares de pequenas ilhas. ⚊✬✥✬⚊ ⚊✬✥✬⚊ O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização Geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico. O país ocupa uma área de 372.000 km², nos quais existem aproximadamente 127,1 milhões de habitantes. Desse total a maioria encontra-se...

Resumo Guerra do Ópio

A China era um Império antigo e grandioso. Desde a Idade Média os europeus sonhavam em se aproximar dos chineses, mas pouca coisa obtinham. O governo central chinês, ligado à dinastia Manchu, praticamente fechavam as portas ao comércio com o Ocidente. Orgulhosos, desdenhavam dos produtos europeus. No século XIX os ingleses começaram a produzir o Ópio, mercadoria que teve muita aceitação na China. A droga, consumida por todas as classes sociais tinha efeitos devastadores: Vício, doença e indigência. Preocupado, o governo chinês pede ao trono inglês para parar com a venda dessa substância tão nociva. Ignorado esse pedido, o governo chinês reagiu, proibindo a entrada desse produto na cidade de Cantão, queimaram-se vinte mil caixas da droga. Os ingleses ficaram indignados. Início da Guerra do Ópio – (1839 – 1842) Os britânicos tinham que defender o direito de lucr...