O período Vargas é um dos períodos mais dramático da história brasileira, ao querer montar um blog sobre resumos históricos e geográficos... Não sabia exatamente como começar... Então, pra começar, resolvi falar um pouco dele e como estava o Brasil um pouco antes dele assumir o poder.
Durante as eleições de 34 o pano de fundo político brasileiro estava confuso, para entender todo o aparato voltemos ao ano de 1934.
As eleições 34 apresentaram como candidato viáveis o presidente Getúlio Vargas e seu opositor político Borges de Medeiros. Devido a Constituição da Assembleia e da eleição ser indireta,Vargas se viu pressionado e ameaçado de vencer uma eleição. Visando dividir o eleitorado de seu adversário e criar uma "ameaça" ao congresso de Vargas convenceu Góes Monteiro a lançar sua candidatura à presidência. Não se pode analisar a candidatura de Góes Monteiro como uma ação exclusiva de Vargas pois ele sofria como revanchismo e Borges de Medeiros.
Obs:Em livros didáticos, a constituição de 1934 é analisado como uma vitória de Vargas, porem uma investigação mais detalhada dos artigos e dos efeitos políticos da mesma, apresenta uma dualidade entre Vargas e seus oponentes.
O resultado das eleições foi a vitória de Vargas devido ao esvaziamento dos votos da oposição. Logo apresentava-se uma questão imediata: procurar uma forma de evitar uma reeleição de 1938 caso não ocorresse devido à impossibilidade imposta a Vargas para ficar no poder.
Blocos de pressão
*AIB => ação integralista brasileira (Plínio Salgado) bloco formado a partir dos ideais totalitários tendo como modelo fascismo italiano e o nazismo alemão. O objetivo central da AIB era combater os socialistas, anarquistas liberais e comunistas responsáveis (responsabilizados) pela degeneração ética e social do país. O bloco iniciou-se como movimento cultural passando depois é um grupo social até se consolidar em um partido político suas ações tinha um caráter paramilitar atuando principalmente contra o movimento operário autônomo e os sindicatos não alinhados eram identificados através de camisas verdes de símbolo Sigma e do grito de guerra anauê seguido de um comprimento claramente copiado do nazismo alemão.
Obs²: o movimento integralista serviu aos interesses de Vargas sem ter relação direta com o mesmo. As perseguições realizada aos operários com a ideologia de esquerda serviam ao governo, pois limitavam as críticas realizadas ao assistencialismo trabalhista todavia a partir de 1937, quando Plínio Salgado lançou a candidatura própria, o movimento integralista passou a ser identificado como uma ameaça.
ANL => ação Nacional Libertadora (Luiz Carlos Prestes) grupo organizado e visando transformar a sociedade a partir de uma maior distribuição de renda de reforma agrária sobre a influência do socialismo. Após o retorno de Prestes da URSS o grupo pasta catalisar as oposições as árvores situadas no campo de ação da esquerda sobre a influência da intentona comunista é um deslocamento da ideologia preponderante na organização da luta do movimento operário e social a exaltação do nacionalismo de desenvolvimento superando a luta de classes
Obs³: Vargas procurou controlar o crescimento da ANL em funciona a gente pois visava utilizar em seu próprio benefício como fato político capaz de legitimar sua perpetuação no poder.
Comentários
Postar um comentário